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Sopas: para enfrentar baixas temperaturas

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É fato que as pessoas tendem a comer mais no inverno. Por isso, quem se preocupa com a ingestão extra de calorias geralmente opta por pratos mais leves para se manter em forma. No entanto, nem tudo o que parece light na verdade é. Apesar de fazerem muito sucesso nessa época do ano, as sopas, por exemplo, podem ser mais calóricas do que se imagina.

Confira a seguir as receitas sugeridas pela nutricionista Juliana Guedes Simões Gomes, extraídas da matéria Sopas – da tradição ao charme, edição 267 de Nutrinews.

SOPA DE ABÓBORA COM QUEIJO BRANCO E TOMILHO – Fonte: HCor

Tempo: 40 minutos | Grau de dificuldade: Fácil | Porção:  250ml | Rendimento: 10 porções

Ingredientes: 4 colheres de sopa de azeite – 1 cebola média cortada em cubos pequenos – 1 dente de alho grande picado – 1 kg de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos médios – 1 ½ litro de água – 2 colheres de chá rasas de sal – 1 colher de chá de tomilho fresco picado – 250 g de queijo branco em cubos pequenos

Modo de preparo:  Em uma panela aqueça 3 colheres de sopa de azeite e refogue a cebola, em seguida acrescente o alho. Assim que estiver dourado acrescente a abóbora, misture bem e acrescente a água e o sal. Deixe cozinhar por 20-30 minutos ou até que a abóbora esteja bem cozida. Bata no liquidificador. Despeje a sopa de volta à panela, deixe ferver. Enquanto isso, em uma frigideira, aqueça 1 colher de sopa de azeite salteie o tomilho picado por alguns segundos e adicione à sopa. Misture bem e desligue o fogo.  Com o fogo desligado, acrescente o queijo cortado em cubinhos.

Legenda:  Esta preparação contém leite. 

 

SOPA DE LEGUMES AO PESTO DE ERVAS  – Fonte: HCor

Tempo: 40 minutos | Grau de dificuldade: Fácil | Porção:  250ml| Rendimento: 8 porções

Ingredientes: 3 colheres de sopa de azeite – 1 cebola média cortada em cubos pequenos – 1 dente de alho grande picado – 1 cenoura grande cortada em rodelas finas – 4 xícaras de chá de água – 1 colher de chá rasa de sal – 150 g de vagem palito – 1 abobrinha (tipo italiana) com casca cortada em rodelas finas

Para o Pesto de ervas:  1 colher de sobremesa de azeite – 1 colher de sobremesa de tomilho picado – 1 colher de sobremesa de manjericão – 1 colher de sobremesa de sálvia

Modo de preparo:  Em uma panela aqueça o azeite, refogue a cebola e em seguida acrescente o alho. Assim que estiver dourado acrescente as rodelas de cenoura, refogue nos temperos e adicione a água e o sal. Deixe ferver, acrescente a vagem e por último as rodelas de abobrinha. Deixe cozinhar até que os legumes estejam macios, mas sem desmanchar.  No liquidificador bata metade da quantidade de legumes cozidos com a água do cozimento. Volte para a panela e deixe ferver. Para o pesto de ervas misture o azeite e as ervas e adicione à sopa antes de servir.

 

 

Texto retirado da matéria Sopas – da tradição ao charme, escrita por  Renata Daher e Adélia Chaves – edição 267 da revista Nutrinews

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