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Salada no Pote: prática e saudável

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A Salada no pote, novo hit gourmet,  é uma ótima ideia para garantir um almoço rápido, completo, saboroso e saudável, principalmente para quem vive na correria e precisa daquele incentivo para comer melhor no dia a dia. Mas para prepará-la não basta apenas colocar diversos ingredientes aleatoriamente num vidro, é preciso seguir uma técnica e adotar cuidados especiais.


Confira as DICAS e RECEITAS da nutricionista e chef Carina Müller, do Namu Cursos:
· Qual o melhor jeito de preparar a Salada no Pote?  A forma correte é colocar o molho embaixo, grãos e legumes mais duros em seguida, na sequência frutas ou outros legumes e verduras mais sensíveis e por último, as folhas e ervas.

· Quais os cuidados básicos que devemos ter ao prepará-la? Higienizar muito bem os vidros antes, lavando e passando água fervente. Lavar os legumes e verduras que serão consumidos crus com uma solução de hipoclorito de sódio e água, enxaguando e secando em seguida. Os grãos e leguminosas devem ser deixados de molho em água por pelo menos 4 horas antes de serem cozidos.

· Existe um tipo certo de pote de vidro? Deve-se atentar para a tampa, que carece ter uma cobertura para não enferrujar. Geralmente potes maiores e mais grossos são melhores, pois são mais resistentes e cabem mais alimentos que compõem uma refeição completa.

· A quais tipos de alimentos devemos dar prioridade? Legumes, verduras, frutas, grãos (quinoa, trigo, cevada, amaranto) e leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão de bico e etc).

Confira  a seguir as RECEITAS sugeridas por Carina Müller

 Salada de Grão de Bico Mediterrânea 

Para o Molho 
Ingredientes:
-1 maracujá fresco
– 50 ml de azeite extra virgem
– 10 g de sal
– 20g de melado de cana ou mel
– 3 g de pimenta do reino preta moída
– 50 ml de água
– 10 folhas de manjericão fresco picado (ou tomilho ou hortelã ou endro dill)
Modo de Preparo:
Passe o interior do maracujá em uma peneira. Junte o suco do maracujá com todos os demais ingredientes, com exceção do azeite e do manjericão. Em um bowl, com ajuda de um batedor misture bem. Adicione aos poucos o azeite enquanto continua batendo para emulsionar o molho. Acrescente algumas sementes de maracujá e o manjericão picado. Pronto!

Para o Grão de Bico
Ingredientes
– 500g de grão de bico cozido
– 1 folha de louro
– 100 ml de azeite de oliva extra-virgem
– 100 g de azeitona preta sem caroço picada
– 60 ml de vinagre de maçã
– 3 g de pimenta do reino preta moída
– 80 g de alcaparras picadas
– 200g de pimentão vermelho
– 200g de pimentão amarelo
– 30 g de salsinha picada
– 5 g de orégano
– 200g de cebola roxa picada
– 1 pimenta dedo-de-moça
– 200g de salsão picado

Modo de Preparo:
Deixe o grão de bico de molho em água filtrada de um dia para o outro. Despreze a água do molho, acrescente uma quantidade nova até cobrir os grãos e cozinhe-os na pressão com a folha de louro por cerca de 20 minutos. Cuidado para não passar do ponto! Dica: o grão de bico deve estar ainda inteiro e firme, porém cozido. Em seguida, queime por igual os pimentões na chama do fogão para retirar a pele e criar gosto de defumado. Coloque-os em um saco plástico ou bowl com papel filme e deixe por 3 minutos. Retire a pele e as sementes dos pimentões, corte em cubos pequenos. Pique a cebola roxa em cubos bem pequenos e deixe de molho em água gelada por 3 minutos para dar mais crocância. Corte a pimenta dedo-de-moça ao meio e tire toda a parte interna, incluindo as sementes. Em seguida, pique-a. Em um bowl grande, misture todos os ingredientes preparados. Separadamente misture o azeite, o sal, o vinagre, o orégano e a salsinha e acrescente na mistura do grão de bico. Pronto, sua salada está pronta para ser embalada no pote!

Na hora de degustar a salada, nada mais prático: basta chacoalhar o vidro e temperar tudo por igual!

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Fonte: Namu Cursos – plataforma de cursos online para uma vida mais equilibrada

 

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