Banner

Levar uma marca para os quatro cantos do país não é tarefa fácil. Mas, com o planejamento adequado e um sistema de replicação do modelo de negócio que se identifique ao perfil dos empreendedores e da marca, o sonho pode se tornar realidade. Tanto, que o franchising é hoje um dos métodos mais utilizados pelas empresas para alcançar a meta de se fazer presente em um território tão vasto como o do Brasil.

Justamente por entender o franchising como o modelo ideal para expansão e sedimentação da marca, que a Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis, empório especializado em produtos para alimentação equilibrada e bem-estar, da empresária Leila Oda, apresenta e anuncia oficialmente sua marca ao setor de franquias.

A meta da empresa, que tem uma unidade em atividade em na cidade de Goiânia (GO), é terminar 2016 com 20 unidades, entre abertas e contratadas, o que significa um investimento na casa dos R$ 4,8 milhões e 80 empregos diretos gerados. As principais praças de interesse, nessa primeira fase de expansão, que está sendo traçada pela consultoria de negócios e franchising Vecchi Ancona – Inteligência Estratégica, são as cidades pertencentes aos estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Entre os primeiros alvos, destaque para as cidades de Goiânia (GO) Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

“Isso é parte de um projeto de crescimento maior e bem planejado, para o qual prevemos 75 lojas em operação em cinco anos. Desde o início da Terra Madre havia essa proposta de tornar a marca franqueável. Realizamos um trabalho sem atalhos e planejado para alcançarmos um padrão excelente de franquia. Fomos movidos por nossa missão de levar saúde e bem-estar ao maior número de pessoas possível”, explica Leandro Ludovico, Gestor de Negócios da marca da Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis.

A expectativa do executivo é de que com a entrada no franchising a Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis alcance um faturamento pelo menos três vezes maior, na comparação com este ano e que cada unidade registre vendas 20% superiores às da unidade modelo.

Para isso, a Terra Madre desenvolveu alguns diferenciais competitivos. A loja oferece ao consumidor um mix com mais de 2500 itens, que fazem parte de 200 marcas. Trata-se da loja com maior variedade de produtos do segmento, indo desde os produtos integrais, sem glúten, sem açúcar, diet, light e sem lactose até aos orgânicos. “Inclusive, promovemos duas vezes por semana uma feirinha de orgânicos frescos. É uma iniciativa bacana, pois esse tipo de produto nem sempre é encontrado com tanta facilidade e, além disso, incentivamos as pessoas a ter uma alimentação livre de agrotóxicos e adubo químico, parte da nossa missão de levar saúde à mesa das pessoas”, conta Leila Oda, idealizadora e fundadora da marca.

A loja da marca conta, também, com o Cantinho da Conveniência e seguirá no mesmo formato nas unidades franqueadas da nova rede. Trata-se de um espaço que funciona como uma lanchonete saudável, dentro do empório, onde as pessoas podem chegar a qualquer momento e apreciar quitutes saborosos e saudáveis, sejam salgados ou doces.

Além de tudo isso, a Terra Madre realiza algumas campanhas. Entre elas, a “Segunda Sem Carne” e a “Campanha de Mobilidade Urbana”, com ciclistas, que estimula os amantes do pedal, por meio de ações promocionais, a conhecer e chegar às lojas de bicicleta.

A empresária Leila Oda conta que a marca conta com consultoria de chefs de gastronomia funcional, como Mara Manuela, Sil Chef e Carol Siqueira, além das nutricionistas Marilia Leal (Flex Alphaville), Laisa Pimenta, Carol Siqueira e Monica Cardozo, que validam todo o trabalho da marca.

Fundada em 2014 por Leila Oda, em Goiânia (GO), a Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis já nasceu pautada pelas necessidades reveladas pelos consumidores e também pelo mercado. Isso, porque a empreendedora teve a preocupação de basear o negócio em estudos realizados por duas consultorias: uma avaliou o potencial de marketing e vendas e a outra a parte operacional e nutricional. A primeira loja da marca foi aberta em uma área nobre da cidade de Goiânia (GO). A recepção por parte dos clientes da região, altamente exigente, foi um grande sucesso.

“Imprimimos no negócio nossas principais características: a dedicação e o cuidado com o ser humano seja qual for sua fase de vida. Por ter essas convicções, oferecemos ao mercado uma empresa que tem como essência e identidade a promoção de ações que levem equilíbrio e bem-estar à sociedade. É por isso que nos preocupamos em selecionar para o nosso mix de produtos itens que estejam em total conformidade com o nosso DNA desde a embalagem”, avalia a fundadora da Terra Madre, marca que tem seu público formado por 80% mulheres, Leila Oda.

Informações para os interessados:

Nome: TERRA MADRE – Orgânicos e Saudáveis
Fundação: 2014
Início no Franchising: 2015 (Novembro)
Número de unidades no Brasil (entre próprias e franquias): 01
Taxa de franquia: R$ 35.000,00
Capital de Giro: R$ 60 mil (aproximadamente)
Investimento inicial: de R$190.000,00 a R$ 240.000,00 (aproximadamente)
Taxa de Royalties: 5% do faturamento bruto
Taxa de propaganda: 1% do faturamento bruto
Previsão de retorno do investimento: em média, de 24 a 36 meses
Faturamento mensal bruto médio das lojas: R$100.000,00 (aproximadamente)
Prazo de contrato: 60 meses
Lucro médio mensal: De 10 a 15 mil reais
Tamanho ideal da loja: 45 m² loja e 35 m² estoque, total de 80m².
Média de funcionários por unidade: 2 a 5
Site: www.terramadresaudaveis.com.br

Share.

Leave A Reply