Banner

A data mais importante para o setor de chocolate está chegando: a Páscoa! Os fabricantes prepararam diversas novidades tentadoras para a data que este ano será comemorada no dia 5 de abril.

Para Getúlio Ursulino Netto, presidente da Associação, “o Ovo de Páscoa representa o desejo de paz e renovação e, por isso, tornou-se tão importante na hora de presentear os entes queridos. Para se ter uma ideia, na Páscoa, 79% dos brasileiros possuem o hábito de homenagear amigos e familiares com chocolates, segundo pesquisa realizada pelo IBOPE, encomendada pela ABICAB*”.

pascoa01O Brasil é o terceiro maior consumidor e produtor do mundo em chocolates, fruto de uma indústria forte e inovadora, com consumo per capita é de 2,8 kg/ano. De janeiro a setembro de 2014, a produção obteve uma leve queda de 2% em relação ao mesmo período de 2013.

“Na Páscoa de 2014, foram produzidas 20,2 mil toneladas de chocolate pela indústria e chocolaterias, o que correspondeu a cerca de 100,2 milhões de ovos de Páscoa, segundo a Nielsen. O total de 2015 ainda não foi fechado, pois a produção está em andamento, mas já sabemos que as empresas geraram aproximadamente 26.500 empregos temporários”, afirma Ubiracy Fonseca, vice-presidente de Chocolate da ABICAB.

Segundo Fonseca, mais de um milhão de pontos de vendas em todo o Brasil, entre supermercados, armazéns, padarias e lojas especializadas, oferecerão uma grande variedade de tipos de ovos de chocolate, preços e sabores para todos os perfis de consumidor. Segundo recente pesquisa da ABICAB, só de lojas especializadas são 3.281 em todo o Brasil, sendo 60% localizadas no Sudeste, 20% no Sul, 9% no Nordeste, 7% no Centro-Oeste e 4% no Norte.

 

(*) A ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias, que são responsáveis pela geração de 31 mil empregos diretos e 62 mil indiretos.  Atualmente, a ABICAB engloba toda a cadeia produtiva nacional dos setores que representa, abrangendo 92% do mercado de chocolates, 70% do mercado de balas e confeitos, 80% do mercado de amendoim e 100% do mercado de cacau.

Fonte: Paula Fernandes Castilho

Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP Capacitada em Fitoterapia em Nutricosméticos. Diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição

Share.

Comments are closed.