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Acontecerá hoje (1/10), às 17 horas na sede da  Abrasel SP – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional São Paulo, o lançamento da CAM.BR – Câmara de Mediação dos Bares e Restaurantes, um  canal de  comunicação efetivo entre os clientes e comunidade com os estabelecimentos que a entidade representa.

Com ele, reclamações e sugestões de serviços e funcionamento serão solucionadas através do diálogo entre as partes, de forma mais ágil e sem custo para o cliente. O empresário também ganha com a possibilidade de solucionar rapidamente questões com clientes,  vizinhos e órgãos públicos, e ainda  utilizar as informações para aperfeiçoar a qualidade do  atendimento.

negociacao

Com a iniciativa, a Abrasel SP  espera diminuir o número de multas  aplicadas aos estabelecimentos pelo Psiu, Procon, Anvisa, Ibama, DRT, Decon, fiscos, Secretárias da Saúde, entre outras. Outro objetivo, é colaborar com o Poder Judiciário, reduzindo o número de processos que são ajuizados, que de acordo com o levantamento recente, chegaram ao volume de mais de cem milhões. Isto faz com que a tentativa de resolver pendências via Judiciário, durem anos e tenham custos elevados.

Percival MaricatoPercival Maricato, presidente da Abrasel SP, ressalta a importância de preservar e aperfeiçoar o setor, e obter maior segurança jurídica para os empreendedores.

“Queremos ajudar os empresários a evitarem perda de clientes e multas elevadas que tem sido aplicada pelos órgãos públicos, em alguns casos até o fechamento de estabelecimentos”, ressalta Maricato (na foto),  que além de presidente da Abrasel SP, é advogado especialista em soluções extrajudiciais através de mediação, conciliação e arbitragem.

Como funciona

 O procedimento será eletrônico e sem custos para as partes. O consumidor que tiver interesse em reclamar ou esclarecer dúvidas, poderá enviar e-mail para camarademediacao@abraselsp.com.br, informando os dados para contato, o relato da ocorrência de forma clara e objetiva, e as informações do estabelecimento.

A Abrasel SP encaminhará a solicitação do consumidor ao mediador, membro da diretoria e nomeado pelo conselho, que informará ao bar ou restaurante o objeto da reclamação, convidando-o a fornecer solução ou explicações, e dará sequência no processo, estimulando as partes a dialogar através da CAM.BR ou diretamente com o reclamante, com o intuito de se obter um resultado satisfatório para ambas as partes. Vale ressaltar, que as informações não serão divulgadas, terão a garantia do sigilo absoluto por parte da Câmara. No caso de acordo entre as partes, o termo de compromisso será documentado via email.

Vale lembrar que a Câmara se propõe a mediar os conflitos onde as partes demonstrem compreensão e vontade de se conciliar. Em casos  mais complexos ou onde as partes demonstrarem maior resistência, a entidade declinará do atendimento.

Mais informações: www.abraselsp.com.br

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