|
Pesquisas na área de Saúde |
Confira as pesquisas que foram divulgadas no primeiro semestre deste ano, que tiveram grande repercussão na mídia impressa e eletrônica do país.
Ovo não aumenta o colesterol
A Associação Norte Americana do Coração ( American Hearth Association -AHA) e a Universidade de Havard encerram as discussões sobre os possíveis problemas de saúde ocasionados pelo elevado consumo de ovos, divulgando pesquisas onde constataram que o ovo não aumenta o nível de colesterol no organismo.As duas instituições não apenas isentam o produto como recomendam seu consumo para uma dieta saudável.
Chocolate faz bem para o coração
Estudos apresentados em fevereiro durante o Encontro Anual e Exposição de Inovação Científica 2000, da American Association for the Advancement of Science (AAAS), em Washington, mostran que consumir chocolate pode ser saudável para o coração e contribui para uma dieta saudável.
Diversas pesquisas clinicas apresentadas, apontaram efeitos benéficos do consumo de chocolate em uma série de sintomas relacionados à saúde cardiovascular. Uma destas pesquisas investigou a biodisponibilidade e os efeitos antioxidantes de componentes naturalmente encontrados no chocolate, conhecidos como polifenóis procianidina.
Mas mesmo assim, os nutricionistas alertam: evite excessos. O consumo diário ideal não deve ultrapassar 30g do produto que equivalem a 180 calorias.
Respiração pode desencadear alergia a alimento
Pesquisadores ingleses, apresentaram um estudo, em março deste ano, no encontro anual da Academia Americana de Alergia em San Diego onde constataram que os sintomas de alergia apresentados por crianças mesmo sem ingerir o alimento ao qual são alérgicas podem ter origem nos vapores do cozimento. Ao respirá-los, o organismo da criança deflagra reações alérgicas em seus pulmões associadas à asma.
Dieta para o Humor
Uma pesquisa da fundação britânica Mind revelou que doces, café e batata frita prejudicam a saúde emocional. Chocolates e doces mostraram efeito benigno passageiro, seguido de piora da depressão. Os melhores alimentos para o humor, segundo a pesquisa, são banana e peixe.
Menos calorias, mais saúde
Pesquisadores do Instituto de tecnologia de Massachussets, nos Estados Unidos, confirmam a teoria nde que uma dieta baixa em calorias é sinonimo de vida longa. O estudo comprova que quanto menor a quantidade de calorias consumidas pelo indivíduo, maior a quantia encontrada nas células da proteina chamada SIR2, responsável por evitar o desgaste do organismo.