Banner

Leo Moço, barista responsável pelo Grupo Café do Moço,  conquistou neste domingo, dia 27 de agosto, o Campeonato Brasileiro de Barismo 2017, sagrando-se Tricampeão Brasileiro. Com o título, irá representar o Brasil no Campeonato Mundial de Barismo, que será realizado  em novembro próximo, na Coreia do Sul.

 

A competição, organizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais, foi realizada na cidade de São Lourenço, em Minas Gerais, e contou com a participação de 22 baristas de todo o Brasil.

Aos 37 anos, o barista que já tinha vencido o campeonato nos anos de  2013 e 2015,  é formado em Nutrição e Análise de Sistemas. Seu ingresso  no universo dos cafés especiais aconteceu em 2009, ano em que criou a marca Café do Moço, com o objetivo de quebrar paradigmas e tornar a bebida uma realidade no país, entregando aos clientes o melhor café com preços acessíveis. Além da microtorrefação Café do Moço, que fornece para empreendimentos gastronômicos de todo o Brasil, também dirige a  cafeteria Barista Coffee Bar, importante endereço dos cafés especiais na cidade de Curitiba (PR)

Sobre a competição

Durante a disputa final, cada barista participante tinha 15 minutos para preparar doze doses: quatro espressos, quatros bebidas com leite vaporizado e quatro bebidas de assinatura. Para o preparo das bebidas, Leo Moço usou uma variedade de café originária do Sudão, na África, chamada “sudã romê”, pouco conhecida no Brasil. “O grão foi colhido pela primeira vez esse ano aqui no Brasil, na fazenda Santuário Sul, na cidade de Carmo de Minas, em Minas Gerais. Foi uma produção muito pequena, mas de extrema qualidade. Isso contribuiu muito para a qualidade dos meus reparos durante a disputa”, explica Leo Moço.

Um dos grandes destaques preparados pelo barista na final foi um drink assinatura elaborado com 120ml de espresso, xarope de açúcar demerara, pêssego fresco e uma imersão de casca de café preparada com uma técnica chamada sous-vide (a vácuo), a 30° Celsius por seis horas. “O processo tem como objetivo extrair os aromas e sabores frutados da casca do grão”, comenta o profissional.

Para quem quiser conhecer de perto o trabalho de Leo Moço em Curitiba (PR), segue endereço do  Barista Coffee Bar, que fica na Rua Moyses Marcondes (nº609), no bairro Juvevê, e funciona diariamente, das 8h às 20h.

Mais informações no site www.cafedomoco.com.br.

Share.

Leave A Reply