Banner

10 dicas de coaching para alavancar a carreira em 2016

0

Por Regina Nogueira*

pensamentoCom a proximidade de um novo ano inevitavelmente novas metas e objetivos são traçados. Antes da virada é momento de fazer o balanço do ano que se passou e iniciar 2016 com uma nova postura e metas palpáveis.

Veja 10 dicas baseadas em técnicas de coaching que irão colocá-lo mais próximo das metas profissionais em 2016:

Reflita: qual é o seu propósito com o seu trabalho? Antes de traçar novas metas pergunte-se como é que você quer que seja sua vida no trabalho. Qual é o papel que deseja desempenhar dentro da empresa e na vida? Você deseja ser um gestor, um colaborador de longa data ou um CEO? Qual é o legado que deseja deixar?

Trace objetivos: elenque quais são os objetivos de médio e longo prazo e trace ações assertivas para alcançá-los.

Inspire-se: busque inspiração em cases ou histórias de profissionais que conquistaram o próprio espaço com muito trabalho e autodesenvolvimento. Também seja fonte de inspiração para os profissionais que estão ao seu redor.

Saia da zona de conforto: embarque em novos desafios, especialize-se na sua área de atuação, lapide suas habilidades e capacidades, pois isso te diferenciará dos demais profissionais. Andar na contramão do mercado é extremamente positivo!

Aculture-se: ler, saber, entender, compreender o contexto, dar um novo significado. O profissional com boa formação cultural acessa um patamar elevado e tem condições de alcançar uma compreensão mais apurada e diferenciada do cenário.

Informe-se: um profissional bem informado destaca-se em qualquer setor do mercado de trabalho, pois as empresas têm carência de profissionais atualizados que contribuam com conhecimento que abra portas, dê alternativas e, muitas vezes, soluções. Esteja atualizado sobre política, cultura, economia, lazer, cotidiano, etc. Um profissional diferenciado possui repertório para dominar assuntos específicos e triviais da área. Lembre-se: informação é poder.

Estabeleça boas relações interpessoais: um ponto de muita relevância para as empresas no momento da seleção é a capacidade que o profissional tem de estabelecer relações positivas com o grupo que está inserido. Trabalhar em equipe, gerar discussões construtivas e pró-atividade são características que influenciam no seu desenvolvimento profissional e da equipe.

Seja alegre: a alegria é transformadora e, muitas vezes, curadora. Ter prazer na profissão ou na função que desempenha atrai e transforma. Ser alegre é uma atitude, uma decisão que se colocada em prática todos os dias pode fazer de você um gestor ou colaborador de sucesso que contagia e motiva toda a equipe, além de consequentemente tornar-se uma pessoa de bem consigo mesmo e um profissional marcante, lembrado por atrair positividade por onde passa.

Autoconhecimento: conhecer a si próprio é fundamental para o desenvolvimento da carreira. O coaching pode treiná-lo para assumir responsabilidades sobre seus comportamentos que fazem total diferença no seu desempenho tanto na vida profissional como pessoal.

Re-branding: o que vale mais, você falar sobre você ou alguém falar sobre suas capacidades, conquistas e méritos? Conquiste o olhar do outro, inspire outros profissionais e desenvolva sua marca!
Mergulhe em você mesmo, encontre seu tesouro e expresse-o com convicção.

imagem_release_557802
*Regina Nogueira é coach, consultora empresarial e fundadora da Regina Nogueira Coaching e Consultoria. Saiba mais em: www.reginanogueira.com.br

Share.

Comments are closed.