Banner

Alimentação Escolar será tema de encontro no Piauí

0

O encontro com os profissionais responsáveis pela alimentação escolar nas escolas públicas do estado do Piauí e os representantes do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecane), será realizado pela Seduc, através da equipe do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no periodo de 30 de agosto a 1º de setembro.

Escolas devem priorizar alimentos orgânicos, importantes para o desenvolvimento da criança

O evento visa a importância do atendimento à Resolução do FNDE Nº 26, que trata das atividades básicas e complementares do profissional nutricionista no âmbito do PNAE, bem como da necessidade de apresentação dos dados parciais das constatações encontradas durante visitas às escolas estaduais realizadas pelo Cecane/PI. 

Na abertura do evento, será realizada uma mesa redonda com o tema: “Agricultura Familiar na Alimentação Escolar – Processo de Implementação”, com apresentação de Simone B. M. de Melo, da Seduc; Marize Melo dos Santos, Cecane/PI; Diego Ferreira – Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário do Piauí e Amália Rodrigues Almeida, da Secretaria de Estado do Planejamento.

De acordo com a nutricionista responsável técnica pela alimentação escolar da Seduc, Simone Bastos, a Secretaria se preocupa em realizar treinamentos e atualizações constantes com os profissionais da nutrição. “Esse encontro tem a finalidade de discutir com os nutricionistas as dificuldades enfrentadas, repassar algumas atualizações de maneiras de atendimento e novidades sobre a própria sistemática da Seduc., além de discutir meios de soluções de problemas que se enfrentam na execução do serviço, enquanto nutricionistas do programa nacional de alimentação escolar”, comenta.

Dando continuidade ao evento, na quinta (31), acontece, a partir das 8h, a Atividade Nutricional Cronograma/Avaliação de Desempenho Discussão; Cardápio Quantitativo/Qualitativo Pauta; Análise de Cardápios; Fichas Técnicas; Plano Anual de Trabalho, Manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padronizados.

Na sexta (1º), a programação continua com  a discussão sobre os temas: Recursos, Monitoramento e Treinamento; Avaliação Nutricional; Teste de Aceitabilidade; Educação Nutricional; Identificação de Patologias e Agricultura familiar.

Nutricionistas da Seduc
A rede estadual de educação conta atualmente com 54 nutricionistas. Mais nove foram aprovados e estão em fase de contratação. Estes profissionais são divididos nas Gerências Regionais do Estado. Em Teresina, 5 ficam no prédio da Seduc e os demais são distribuídos nas 21 GREs. Nas escolas, os nutricionistas desempenham suas atividades de nutrição que estão preconizadas na resolução do FNDE e na resolução do próprio Conselho Federal de Nutrição, que é a resolução nº 465 de 2010, que fala das atividades do nutricionista no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Os nutricionistas da Seduc são responsáveis pela elaboração do cardápio e de todas as atividades relacionadas a alimentação dos alunos na escola Ele calcula o cardápio, realiza avaliação nutricional, quando possível identifica patologias, trabalha com a educação nutricional de maneira a fortalecer a questão da alimentação saudável, além de observar, avaliar os hábitos alimentares, faz um diagnóstico nutricional desses alunos.

 

Fonte: Pi.Gov

Share.

Leave A Reply