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sorriaPara aqueles dias que nos sentimos um pouco cansados existem uma grande variedade de alimentos que podem ajudar a levantar o seu ânimo. Não servem como remédios para tratar doenças que provocam tristeza como a depressão, mas sim são grandes aliados na hora de abrir um sorriso em nossas caras.

Investigadores da Universidade de Warwick e de Dartmouth College estudaram o papel da comida como catalisador do bem-estar do ser humano além do aspecto físico. O estudo revelou que um mínimo de 5 a 8 porções ao dia de determinados alimentos melhoravam visivelmente o bem-estar psicológico de cada pessoa, já que ajudavam a elevar os níveis de endorfina e serotonina.

Listamos os alimentos que podem ser consumidos de maneira diária para manter seu bom humor:

Banana: além de ser fácil de comer e transportar contém muita fibra, magnésio e um aminoácido chamado triptófano, precursor do neurotransmissor serotonina, da melatonina e da vitamina B3.
Cereais integrais (pão, arroz, massa): estes alimentos estimulam a secreção da insulina, um hormônio que aumenta a disposição do triptófano para formar a serotonina.
Sementes e outros frutos secos: contém altos níveis de triptófano, ajudando o corpo a produzir suas próprias proteínas.
Salmão: este pescado contêm altos níveis de ácidos graxos Omega 3, essenciais para a sínteses de serotonina.
Abacaxi: rico em minerais, vitaminas e compostos ativos que estimulam a produção de serotonina, gerando vitalidade.
Chocolate amargo: ao contrário do que se pensa, o chocolate amargo contêm altos níveis de triptófano.
Pão integral: ao consumir antes de comer carnes, pescado ou queijo o pão consegue auxiliar seu corpo a aumentar a concentração de serotonina, facilitando a chegada do hormônio triptófano ao cérebro.
Pimenta: contêm uma substância chamada capsaicina responsável por estimular as terminações nervosas da sua boca ao mesmo tempo em que ajuda o seu cérebro a produzir endorfina. É bom, mas não em excesso.

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