Banner

Grandes chefs divulgam receitas com legumes em novo livro da FAO

0

O ano de 2016 foi eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU)  como Ano Internacional das Leguminosas com o propósito de valorizar a importância do papel desses alimentos na promoção da saúde, nutrição, bem como na segurança alimentar e sustentabilidade ambiental.

A desnutrição é a mais grave ameaça global da Saúde Pública (OMS), 1.500 milhões estão acima do peso, incluindo 43 milhões de crianças menores de 5 anos. A cada ano, 3,9 milhões de crianças morrem de desnutrição.

O Ano Internacional das Leguminosas nos oferece uma oportunidade única para aumentar a conscientização sobre a contribuição deste importante alimento, fonte de  elevado teor de proteínas e aminoácidos essenciais, além de constituírem fonte de carboidratos, vitaminas e minerais.

Outro ponto importante a ser discutido no Ano Internacional das Leguminosas é a produção e sustentabilidade ambiental como um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, por meio da gestão e uso de recursos naturais e sustentáveis da terra, água e biodiversidade. As leguminosas aumentam a biodiversidade, a produtividade e eficiência do uso da água em sistemas agrícolas e na rotação de culturas, diminuem a necessidade de fertilizantes, reduzem o custo final da lavoura e evitam a emissão de gases de efeito estufa.

A FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, responsável por promover no ano Internacional das Leguminosas, apresentou em 26 de maio ultimo,  o livro “Legumes, sementes nutritivas para um futuro sustentável”,  obra que proporciona aos leitores a uma viagem pelas cozinhas e culturas do mundo, percorrendo panelas e histórias locais para explorar as raízes indígenas, os benefícios atuais e os sabores imperecíveis da gastronomia baseada em legumes secos.

A publicação  proporciona uma visão geral dos legumes e como de como contribuem para  a saúde, a biodiversidade e a segurança alimentar, além de explicar passo a passo o que deve se buscar na hora da compra, dicas para o cultivo e as melhores técnicas culinárias para seu preparo.

E mais: gráficos e anedotas curiosas sobre os legumes também são apresentados na publicação com 190 páginas,  disponível gratuitamente para download na internet, em espanhol.

Clique aqui para acessar a publicação para download.  

 

Fonte: FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura

Share.

Leave A Reply