Banner

Assim como no mundo da moda, a gastronomia também possui suas tendências e estilos variados. Pode não parecer, mas todo ano o mundo dos sorvetes recebe novidades e se reinventa. Essas tendências são movimentações naturais e apresentadas anualmente no Salão Internacional de Sorvete, Confeitaria e Panificação Artesanal, a SIGEP.

Filomena Benfatti, engenheira de alimentos que atua no setor, visitou o salão e  nos conta o que viu por lá. Confira!”sorvete

“O evento, considerado o maior do mundo na área de sorveteria, acontece em Rimini Fiera, na Itália. A feira deste ano recebeu mais de 175 mil profissionais de diversos continentes, cerca de 8% a mais que no ano de 2014. Um sinal de que o campo da gastronomia mantém seu crescimento atraindo curiosos, apaixonados e, em especial, profissionais ansiosos para aprimorar a qualidade e inovação de seus produtos.

Durante os dias em que estive no evento, algumas tendências chamaram a minha atenção, principalmente por já ter notado essas mudanças no mercado nacional.

A alimentação saudável será ainda mais valorizada – Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen, que entrevistou 30 mil voluntários de 60 países pela internet, 57% dos consumidores tem a intenção de ficar mais saudável com o passar do tempo. Trata-se de uma macrotendência que abrange todo o mercado gastronômico e envolve a valorização do processo de preparo dos alimentos, bebidas e doces. Assim como a preferência por produtos com baixo teor de gordura, livre de açúcar, glúten ou lactose, que ganham vez mais espaço no cardápio dos brasileiros. A indústria de sorvete, sabendo disso, tem se esforçado para lançar sabores com esse apelo.

Frutas exóticas e nobres ganham força – Uma novidade para este ano é a presença das frutas exóticas e nobres. Trata-se de um caminho que tem sido bem visto pelos consumidores, que demonstram-se abertos a conhecer novos sabores de diferentes regiões do país e do mundo. Essa mudança a Blend percebeu dentro de casa com a cobertura de Amarena, um tipo de cereja silvestre. Além de possuir um sabor único, ela desempenha um papel fundamental na diminuição de riscos cardiovasculares, como o excesso de colesterol e de triglicerídeos no sangue. Atende a dois requisitos desse novo mercado, sabor exótico e apelo de saúde. Outras frutas que tem ganhado cada vez mais espaço são framboesa, amora, damasco, figo e limão siciliano.

Transformar sobremesas tradicionais em sorvetes – Umas das tendências mais fortes no Salão, e que já pode ser notada no Brasil, é transformar sobremesas tradicionais de várias partes do mundo em sabores de sorvetes. É o caso das receitas americanas cheesecake e torta de limão, além da italiana tiramussu e mais recentemente, da torta austríaca sacher. Tudo isso demonstra a versatilidade do produto e a capacidade de atrair paladares diversos.

Independente das tendências e sabores, o sorvete se confirma em 2015 como uma das sobremesas mais presentes na mesa dos brasileiros. O importante é que não irão faltar opções no mercado para atender os mais diversos gostos. Basta escolher seu preferido e se deliciar!”

(*) Filomena Benfatti é formada em engenharia de alimentos e vice-presidente de inovação da Blend Coberturas empresa com 18 anos de atuação no mercado de insumos para a indústria alimentícia, especializada em ingredientes essenciais para aplicação em sorveteria, confeitaria e panificação. 

Share.

Comments are closed.