Banner

Sabores da Itália: salumeria e pães artesanais

0

Depois da experiência de 20 anos à frente do Friccò Ristorante, Sauro Scarabotta e Rita Russo, criaram a Sauro d’Itália Pane & Salumeria,  e apresentam pães artesanais, elaborados com fermentação natural de até 24 horas e uma linha de salumeria, embutidos feitos principalmente com porco caipira, de pequenos produtores do interior de São Paulo

Friccò Restaurante
Sauro Scarabotta

A ideia de criar a salumeria (charcutaria Italiana), e a produção de pães artesanais de fermentação natural teve início em 2010, quando Sauro Scarabotta e o especialista Márcio Kimura, ambos apaixonados pela salumeria, foram conhecer Carlos Chiari,  um descendente de italianos que produzia em  sua chácara , localizada em Minas Gerais, prosciutto,  culatello,  speck e capocollo, seguindo métodos tradicionais praticados na Itália.  A visita, seguida de outra para a Itália,  inspirou Sauro e Márcio  a investirem na produção  de embutidos diferenciados.

Desenvolver no Brasil um pão igual ao que Sauro comia em sua infância, na Itália era o desafio seguinte. Novamente em dupla com Márcio, criaram uma linha de pães artesanais feitos com fermento natural. Além dos pães italianos tradicionais, desenvolveram o inédito Pão de Café e o de Malte de Cevada.

Além do processo de produção artesanal, natural elaborado com farinha de primeira qualidade, importada da Itália, Sauro destaca um ponto importante: “o pão de fermentação natural faz bem. O processo milenar é muito mais saudável para o ser humano porque seus componentes fazem durante a fermentação, a quebra de muitas substâncias contidas nas farinhas e no pão deixando o produto mais facilmente digerível pelo nosso organismo. A fermentação natural também deixa o pão com um índice glicêmico muito inferior aos outros pães que tem no mercado. As farinhas italianas são muito superiores por vários motivos, explica o chefe.” Um dos principais é ligado a cultura gastronômica do país, o pão, a pasta e outros derivados de farinha, tem na Itália um destaque enorme no dia a dia da alimentação.

Confira a seguir os produtos da marca,  disponíveis para consumidores diretamente no espaço gastronômico Pane & Salumeria Sauro d’Itália:

PÃES ARTESANAIS FERMENTADOS

SALUMERIA*

Pão da casa – grande

Pão da casa normal (filetta, ciabatta ou redondo).

Pão sem sal (pane sciapo)

Pão integral– redondo, comprido ou ciabatta

Pão italiano com milho

Pão de café

Pão de torresmo da fazenda

Pão de sêmola

Pão de banha de porco de fazenda (caipira)

Pão para Bruschetta

Pão de uvas e vinho tinto (ciabatta ou redondo)

Pão de malte (de cerveja artesanal)

Cozidos/assados: Porchetta, Lombo defumado, Bacon, Mortadella, Coppa de Testa.

Sugestão de uso: podem compor tanto um prato misto onde são misturados alguns curados e outros da lista acima ou uma degustação somente deles.

Curados Magros: bresaola e pastrami de carne bovina, lombo e Coppa P.I.

Curados gordos: Bochecha, Lardo, Pancetta, Salame Ciabuscolo

Curados intermediários: Vários tipos de salames como Gubbio, Finocchiona, Calabrese, ou Coppa, Lombo, Prosciutto crudo, culatello.

 

(*) Os 20 tipos de embutidos artesanais da Salumeria Sauro d’Italia têm em sua composição cárnea: 70% carne de porco caipira ou javali, 20% de suíno industrial e 10% de carne bovina.

 

SERVIÇO:

Pane & Salumeria Sauro d’Itália www.sauroditalia.com

Endereço: Rua Cubatão- 831- Vila Mariana – São Paulo

Tel.: (11) 5084-0480/0415

 

GOSTOU DA MATÉRIA? Compartilhe agora mesmo com seus amigos!

 

Share.

Leave A Reply